sábado, agosto 25, 2007

De olho na balança

Lição número 1: Carboidratos no prato
Essa faz parte do bê-á-bá que todo mundo conhece, mas insite em desobedecer. Além de não oferecer todos os nutrientes necessários ao organismo, o cardápio que corta de vez os carboidratos (a famosa saladinha com um grelhado) faz com que o metabolismo mude repentinamente. Resultado: o organismo, acostumado com pouca comida, vai economizar energia, queimando mais lentamente as calorias. Por isso, opte sempre por um prato com os principais grupos alimentares: carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. É só não exagerar. "Não coma arroz e batata na mesma refeição, por exemplo, pois os dois são carboidratos", diz a nutricionista.

Lição número 2: Mexa mais, coma menos
Começar a praticar uma atividade física junto com o início da reeducação alimentar está entre as lições mais importantes para quem quer não só manter o peso ideal, como melhorar o bem-estar. A atriz Nathalia Rodrigues venceu os quilinhos extras e hoje conta que está satisfeita com o próprio corpo. "Corro três vezes por semana de 8 a 10 km. E alterno os dias de corrida com boxe e ioga para sempre manter a forma." Vale lembrar que uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, já conta como atividade física.

Lição número 3: Jejum nem pensar
Quanto menos você come, mais você emagrece? Negativo! Ao ficar em jejum ou pular refeições, mais fome você vai sentir. Sem contar que é muito mais fácil resistir às tentações com o estômago cheio. Outro motivo para você fazer pelo menos seis refeições diárias é que, desta forma, você estará ativando seu metabolismo. Mas fique atenta ao tamanho das porções, combinado?

Lição número 4: Encha a bolsa de petiscos
Para não ser pega desprevenida na hora dos lanchinhos que intercalam as três principais refeições do dia, tenha sempre alimentos práticos na bolsa ou na gaveta do escritório. O cardápio fica a seu critério, mas algumas opções recomendadas pela nutricionista são frutas ou frutas secas, barrinhas de cereal, iogurte e biscoitos integrais, que satisfazem e têm menos calorias do que uma fatia de bolo, por exemplo.

Lição número 5: Inclua um docinho no cardápio
Engana-se quem pensa que cortar os doces é regra básica de qualquer dieta. O conselho é não exagerar na dose. "Desde que a ingestão não seja freqüente, os doces são permitidos. É legal dar preferência às compotas, por serem mais saudáveis", diz Maria Eduarda.

(Fonte:http://minhavida.uol.com.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcinha acabei de conhecer seu blog e simplesmente adorei, salvei algumas dicas que acho importante , mesmo tendo eliminado mais de 22 quilos, sempre é bom aprender, irei te linkar e te visitar mais vezes, pois achei seu blog criativo e rico de conhecimentos, bjos e otima semana.

Anônimo disse...

Obrigada por comentar em meu blog!
Vim retribuir o carinho e te desejar uma ótima semana e bom final de mês!
Essa materia é muito interessante mesmo!Não custa nada lembrar das coisa que não devemos fazer para emagrecer né!
Apesar de estarmos carecas de saber,ficar sem comer é definitivamente algo que nunca devemos fazer!E tem gente que ainda acha q será assim o caminho para a felicidade!
Beijos e até mais!